3 anos atrás
Após nove anos de reformas, Museu do Ipiranga será reinaugurado hoje
Evento marca reabertura do espaço, que receberá público em geral a partir da próxima quinta-feira ( 8 ). A obra custou R$ 235 milhões

Após nove anos fechado para visitação, o Museu do Ipiranga da USP reabre nesta semana para o público, aproveitando a celebração dos 200 anos da Independência do Brasil, que acontece na quarta-feira ( 7 ). O Museu do Ipiranga, construído às margens do riacho-símbolo da nossa história, será reinaugurado ainda nesta terça ( 6 ) em um evento exclusivo para patrocinadores. O custo da reforma é estimado em R$ 235 milhões. Reaberto, o Museu do Ipiranga terá sua área construída dobrada e a expositiva triplicada, além do Jardim Francês e de suas fontes recuperadas.
O chamado Eixo Monumental, que começa no saguão, no piso térreo, passa pelas escadarias e chega ao Salão Nobre, que fica no ponto central do edifício, é outro destaque do espaço. Todo o acervo artístico do Eixo Monumental, que é patrimônio cultural tombado pelos órgãos de preservação, foi restaurado e conservado em sua integridade na reabertura.
Algumas obras, por sua dimensão, não saíram do prédio histórico e foram restauradas in loco. É o caso do quadro Independência ou Morte, de Pedro Américo, da maquete São Paulo em 1841, do holandês Henrique Bakkenist, e das estátuas de mármore e bronze. Apenas o quadro em questão tem pouco mais de 7 metros de comprimento por 4 metros de altura.
A expectativa é que, após o término das obras, a instituição passe a receber entre 900 mil e 1 milhão de visitantes por ano. Após o evento de reinauguração desta terça, haverá outra inauguração simbólica na quarta ( 7 ) para 200 estudantes de escolas públicas selecionados pelas Secretarias Estadual e Municipal de Educação e trabalhadores da obra de recuperação com sua família.
A partir da quinta ( 8 ), o museu será aberto ao público em geral, mediante agendamento pelo site do museu ou pela plataforma Sympla. Até o dia 6 de novembro, os ingressos serão gratuitos Além da restauração e ampliação, foram realizados restauros e inspeções em mais de 3.000 objetos do acervo que estarão expostos na reabertura. Entre eles, encontram-se 122 pinturas e duas maquetes de grande porte.
Fonte: R7
•