21min atrás
Após cápsula ser danificada por detritos espaciais, astronautas chineses retornam à Terra com uma semana de atraso
Astronautas chineses da missão Shenzhou-20 conseguiram retornar à Terra nesta sexta-feira (14), após passarem uma semana a mais no espaço devido a problemas técnicos. O atraso ocorreu depois que a cápsula original sofreu impactos de detritos espaciais e foi considerada insegura para a reentrada.
O pouso aconteceu por volta das 4h45 (horário de Brasília), na região de Dongfeng, na Mongólia Interior. Segundo a agência Xinhua, Chen Dong, Chen Zhongrui e Wang Jie desembarcaram com boas condições de saúde.
A tripulação utilizou a cápsula Shenzhou-21, enviada previamente para a estação Tiangong, uma vez que a Shenzhou-20 apresentou rachaduras na janela após a colisão com fragmentos espaciais.
Chen Dong, comandante da missão, ampliou seu recorde como o astronauta chinês com mais tempo acumulado no espaço, somando agora 418 dias. Para Zhongrui e Jie, esta foi a primeira missão orbital.
Durante a estadia, os três realizaram experimentos científicos, ações educativas e quatro caminhadas espaciais para instalar equipamentos de proteção na parte externa da estação.
A estação Tiangong, que pode receber duas equipes simultaneamente, continuará operando com a tripulação da Shenzhou-21, que deve retornar à Terra em outra cápsula, ainda a ser lançada especialmente para a missão.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.

