um ano atrás
Após Campo Grande, Aena assume administração do aeroporto de Ponta Porã
Nesta terça-feira ( 7 ), a empresa estatal espanhola Aena assumiu a gestão do Aeroporto de Ponta Porã, que havia sido arrematado junto com outros dez aeroportos em agosto do ano passado. Recentemente, a Aena também assumiu a administração do Aeroporto Internacional de Campo Grande.
O Aeroporto de Ponta Porã é o quarto aeroporto da nova rodada de concessões a passar para o controle da Aena, envolvendo um desembolso de R$ 3,3 bilhões em pagamentos iniciais, conforme informações da estatal. No próximo dia 10, a Aena planeja assumir a administração do aeroporto de Corumbá.
Sob a gestão da Aena, a primeira aeronave pousou em Ponta Porã por volta das 13h40, proveniente de Campinas (SP), e a primeira decolagem ocorreu às 14h20, com destino a Campinas (SP).
O Aeroporto de Ponta Porã é o segundo mais movimentado do estado, registrando 53.211 passageiros em 2022. Nos primeiros nove meses deste ano, o movimento foi de 52.951 passageiros, de acordo com dados divulgados pela Aena.
Para atender à crescente demanda, o aeroporto passará por melhorias, incluindo a expansão do terminal de passageiros, que aumentará a área total de 800 metros quadrados para 2,6 mil metros quadrados. Além disso, serão construídas áreas de segurança nas cabeceiras da pista e três posições de estacionamento de aeronaves tipo C no pátio.
O anteprojeto dessas melhorias será entregue à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) até 2 de dezembro, e as obras têm previsão de início no segundo semestre de 2024, com conclusão estimada para 2026.
O prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos (PSDB), expressou otimismo com a concessão, afirmando que a expectativa para o município é "muito positiva" e que os representantes da Aena apresentaram o cronograma previsto.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.