Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
05/03/2024 09h30min - Mato Grosso do Sul
2 meses atrás

Após autorização da Receita, obra de ponte é retomada em Porto Murtinho/MS


Foto reprodução ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Após a publicação da declaração pela Receita Federal na última quinta-feira, autorizando o trânsito de produtos e materiais entre o Brasil e o Paraguai para a construção da ponte de Porto Murtinho, as obras foram retomadas imediatamente. Caminhões já estão transportando materiais de construção para o avanço na edificação de pilares e estruturas do lado brasileiro.

No final do ano anterior, a obra foi alvo de uma ação da Receita para investigar a conformidade dos trâmites aduaneiros para a regularidade da passagem de produtos na região ou possível sonegação de tributos. A ponte será a conexão entre Porto Murtinho, no Brasil, e Carmelo Peralta, no Paraguai, integrando a Rota Bioceânica.

A ponte, que terá 1.294 metros de comprimento e um vão livre de 354 metros sobre o rio Paraguai, está sendo financiada pela Usina Binacional Itaipu, com um investimento estimado em cerca de US$ 100 milhões. Do lado paraguaio, não há problemas aduaneiros, e as obras avançam mais rapidamente.

A ponte será ligação do corredor que promete encurtar em quase 10 mil quilômetros o trajeto de mercadorias brasileiras rumo à Ásia, que hoje precisam partir pelo Oceano Atlântico, atravessar o Canal do Panamá para acessar o Pacífico, o que será possível pela Rota através do Chile. A Rota é vista também como importante fator de ligação dos países envolvidos e o turismo. O Governo Brasileiro licitou e está em fase de projeto o contorno a ser implantado em Porto Murtinho, chegando à ponte, onde deverá ser construída uma central alfandegária para o controle do tráfego de produtos e pessoas.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.