4 meses atrás
Apenas sete países atendem aos padrões de qualidade do ar da OMS

Um relatório divulgado pela IQAir revelou que somente sete países cumpriram os padrões de qualidade do ar estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2024. O levantamento, que analisou dados de milhares de estações de monitoramento ao redor do mundo, destacou Austrália, Nova Zelândia, Bahamas, Barbados, Granada, Estônia e Islândia como as nações que atingiram níveis satisfatórios de poluição.
Por outro lado, países como Chade e Bangladesh registraram índices alarmantes, com níveis médios de poluição mais de 15 vezes superiores ao recomendado pela OMS. Essa situação expõe milhões de pessoas a graves riscos de saúde, agravados pela escassez de sistemas de monitoramento em regiões como a África, onde há apenas uma estação de controle para cada 3,7 milhões de habitantes.
O estudo também enfatizou o papel das mudanças climáticas no agravamento da poluição. As altas temperaturas intensificam os incêndios florestais, prolongando sua duração e prejudicando ainda mais a qualidade do ar. Segundo a OMS, a poluição é responsável por cerca de 7 milhões de mortes anuais, associadas a doenças respiratórias, Alzheimer, câncer e outros problemas crônicos.
Diante desses dados preocupantes, a OMS fez um apelo global para que medidas sejam adotadas no combate à poluição do ar, incluindo a redução das emissões de gases de efeito estufa. Atualmente, 99% da população mundial vive em áreas com níveis de qualidade do ar abaixo do recomendado, intensificando a necessidade de ações urgentes para proteger a saúde pública.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.