Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
02/03/2024 09h30min - Cultura
2 meses atrás

Aos 88 anos, Mauricio de Sousa lança novo livro e imagina como será o futuro da Turma da Mônica

"Como Educar seu Cãozinho", em parceria com Alexandre Rossi, terá evento de lançamento neste sábado (2)

Reprodução | Instagram @mauricioaraujosousa ► 
Fonte: Fonte TV Cultura / UOL



O quadrinista Mauricio de Sousa lança neste sábado ( 2 ) o livro 'Como Educar seu Cãozinho'. Em parceria com o veterinário Alexandre Rossi, o trabalho mescla personagens da Turma da Mônica com orientações sobre como cuidar dos cães de maneira adequada.

O evento de lançamento acontece às 15h, na Livraria da Vila, do Shopping Higienópolis, em São Paulo. Na ocasião, o público poderá participar de uma sessão de fotos com os autores, organizada por senha.

Em entrevista exclusiva ao site da TV Cultura, Mauricio de Sousa conta que o objetivo do novo projeto é transmitir, principalmente às crianças, ensinamentos e truques sobre como cuidar dos pets a partir de uma linguagem simples e lúdica.

“É importante entender que o cãozinho não é um brinquedo, mas um ser que precisa de cuidados constantes para que viva feliz e faça seu dono feliz também”, destaca o ilustrador.

Entre os personagens do livro está Bidu, o primeiro publicado pelo desenhista em uma tirinha no jornal Folha da Tarde, em 1959. O cãozinho azul, inspirado na raça schnauzer, ajudou a consolidar Mauricio como um dos principais autores infantis do Brasil.

 “Não é à toa que é o personagem símbolo em nosso logotipo da Mauricio de Sousa Produções. Foi inspirado em meu cãozinho de infância que se chamava Cuíca. O nome Bidu veio de uma sugestão de um amigo da redação do jornal em que eu trabalhava. Era um nome da moda na época. Para mim, o Bidu sempre foi protagonista”.

 Aos 88 anos, o empresário já teve suas criações publicadas em mais de , com traduções para  Atualmente, é difícil encontrar um brasileiro que não reconheça as obras e a figura do criador da turma do 'Bairro do Limoeiro'.

Aos 88 anos, o empresário já teve suas criações publicadas em mais de 130 países, com traduções para 60 idiomas. Atualmente, é difícil encontrar um brasileiro que não reconheça as obras e a figura do criador da turma do 'Bairro do Limoeiro'.

“Meu maior orgulho é ter passado por várias gerações de crianças nestes 64 anos de publicações e até hoje os pais me falam que aprenderam a ler com a Turma da Mônica e seus filhos estão aprendendo agora da mesma forma”, revela Sousa.

Questionado como imagina o futuro da série de histórias em quadrinhos e da franquia de mídia cada vez mais em expansão, o cartunista declara que a pretensão é a de "sempre lançar novas ideias para os fãs e leitores".

Em seguida, dá um recado em que ressalta a importância da educação e do incentivo à leitura.

“Leiam, cada vez mais leiam, porque essa é uma experiência que me trouxe até aqui e vai continuar assim enquanto houver crianças que queiram se divertir e aprender neste mundo encantado”, aconselha.

 O livro 'Como educar seu cãozinho', da editora Caramelo, pertencente ao selo da SOMOS Educação, mostra como o companheirismo estabelecido com os animais de estimação pode ser garantido por meio do cuidado diário. Entre as orientações apresentadas estão desde a responsabilidade em ser dono de pet até instruções de como utilizar objetos de treinamento, como o clicker, aparelho de adestramento que funciona com um botão de comando.

Além de promover o bom relacionamento entre os animaizinhos, a obra conduz para um espaço comum nas criações de Mauricio de Sousa: o estímulo à imaginação e à criatividade.

“Somos uma fábrica de sonhos e sonhos nunca param de acontecer”, finaliza o escritor.

Informações do livroEditora: Caramelo (selo da Somos Educação)Autores: Alexandre Rossi e Mauricio de SousaPáginas: 32Link para compra



•  

TV Cultura / UOL
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.