2h atrás
Anvisa proibiu venda de 25 marcas de azeite em 2025
O governo federal intensificou as fiscalizações e já proibiu 25 marcas de azeite desde o início de 2025, após identificar fraudes e irregularidades em diversos lotes. As ações, conduzidas pela Anvisa e pelo Ministério da Agricultura, resultaram na retirada de produtos adulterados e vendidos sem autorização sanitária.
As marcas suspensas em novembro após análises laboratoriais, comprovarem a presença de misturas de outros óleos vegetais. Desde 2024, mais de 70 proibições já foram emitidas, e as empresas envolvidas estão impedidas de comercializar novos lotes até regularizarem suas atividades.
As principais irregularidades encontradas incluem adulteração na composição, ausência de registro sanitário, rótulos falsos e importação irregular. O governo orienta os consumidores a não comprar nem consumir azeites das marcas suspensas e, caso já tenham adquirido algum produto irregular, a interromper o uso e solicitar substituição. Denúncias podem ser registradas no portal Fala.BR.
Para evitar fraudes, o Ministério da Agricultura recomenda verificar a procedência e o registro do produto antes da compra e desconfiar de preços muito baixos. A Anvisa disponibiliza uma ferramenta online que permite consultar se a marca está autorizada e se o azeite é seguro para consumo.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.

