Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
10/10/2023 12h00min - Agronegócio
5 meses atrás

Agronegócio brasileiro cresce 15,5%

“O agronegócio brasileiro em 2023 continua a ser um pilar da economia do País"

Foto reprodução: Canva/Grande FM ► 
Fonte: Fonte Agrolink



O agronegócio brasileiro teve um forte crescimento no primeiro semestre de 2023, com um aumento de 15,5% no PIB do setor em comparação com o mesmo período do ano anterior. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP, o PIB do agronegócio atingiu R$ 1,35 trilhão no primeiro semestre de 2023, em comparação com R$ 1,16 trilhão no mesmo período de 2022. Esse crescimento foi impulsionado pela recuperação da demanda global por commodities agrícolas, pelo aumento dos preços dos produtos agropecuários e pelas condições climáticas favoráveis.

“O agronegócio brasileiro em 2023 continua a ser um pilar da economia do País, impulsionando o crescimento e enfrentando desafios de maneira determinada. Com um compromisso crescente com a sustentabilidade e a inovação, o setor está bem-posicionado para enfrentar o futuro e continuar a desempenhar um papel fundamental na alimentação do mundo”, afirma a economista e professora da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Nadja Heiderich.

A professora destaca que a sustentabilidade continuará sendo uma prioridade no Brasil, devido às metas ambientais e às expectativas dos consumidores conscientes. A tecnologia desempenhará um papel essencial, com sistemas de agricultura de precisão e integração de dados para aumentar a eficiência. No entanto, desafios persistem, incluindo a necessidade de melhorar a infraestrutura logística para exportação e a preocupação com questões ambientais, como o desmatamento na Amazônia, que requerem esforços contínuos de conservação.

“No entanto, desafios persistem, incluindo a necessidade de investir em infraestrutura logística para garantir o transporte eficiente dos produtos agrícolas para os mercados internacionais. Questões ambientais, como o desmatamento na Amazônia, continuam a atrair a atenção global e exigem esforços contínuos de conservação”, acrescenta.



•  

Agrolink
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.