Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
05/07/2023 13h15min - Agricultura
8 meses atrás

Agricultura 4.0: mais um passo na evolução


Pixabay ► 
Fonte: Fonte Agrolink



A agricultura evoluiu ao longo dos séculos, desde as primeiras técnicas no período Neolítico até a Agricultura 4.0. Essa abordagem moderna utiliza tecnologias como inteligência artificial, IoT e automação para otimizar a produção agrícola. Sensores, robôs e análise de dados permitem uma gestão mais eficiente dos recursos e aumento da produtividade.

Ela é a convergência entre tecnologia e práticas agrícolas, representando a quarta revolução na agricultura. Por meio de tecnologias como inteligência artificial, IoT, robótica e análise de dados, busca-se aumentar a eficiência e a precisão na produção agrícola. A agricultura de precisão é um pilar fundamental, permitindo um controle mais preciso dos cultivos. A Agricultura 4.0 impulsiona a produtividade e a sustentabilidade, trazendo inovações que revolucionam a forma como a agricultura é realizada.

“Por meio de sensores avançados, drones e imagens de satélite, os agricultores agora conseguem coletar dados precisos e em tempo real sobre suas plantações, condições do solo, padrões climáticos e infestações de pragas. Essa abordagem baseada em dados permite que os agricultores tomem decisões mais bem informadas sobre irrigação, fertilização e proteção de cultivos, otimizando a alocação de recursos e reduzindo o desperdício”, afirma Valéria Carrete, Chief Revenue Officer da R2U e Chief Metaverse Officer da Converge.

Na prática, uma das inovações mais usadas pela sua praticidade e inovação é a tecnologia 3D, que inclui visualizadores, customizadores e realidade aumentada. “Essas ferramentas são essenciais para facilitar a venda de equipamentos a distância e melhorar a experiência do cliente. Elas permitem que o produto seja analisado em detalhes, personalizando-o de acordo com as necessidades”, indica.



•  

Agrolink
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.