1 mês atrás
Agora é possível fazer buscas por voz no portal Gov.br
![Grande FM Fonte](/media/../res/apple-icon.png)
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos anunciou o lançamento de uma nova funcionalidade no portal do Gov.br. A partir de agora, será possível pesquisar os mais de 4.300 serviços digitais por meio da ferramenta de busca por voz.
Segundo o governo federal, a tecnologia foi desenvolvida para facilitar a cidadania digital de pessoas com deficiência que acessam o portal pelo celular ou computadores. É também uma forma de lembrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que foi celebrado no dia 3 de dezembro.
Funcionalidade está disponível apenas para celulares Android e alguns navegadores
Para acessar o assistente de voz, basta entrar no portal Gov.br. Após, clique na figurinha de microfone no campo de pesquisa “O que você procura?”. Então, basta falar o serviço que você deseja e a página será redirecionada.
Por enquanto, a funcionalidade está disponível apenas para celulares Android e em navegadores como o Chrome e Edge. A promessa, no entanto, é que a ferramenta estará disponível em breve também para dispositivos que usam IOS e no navegador Safari.
Como acessar o portal Gov.br
Para utilizar a plataforma, o primeiro passo é acessar a loja do seu dispositivo e fazer o download do Gov.br. Após abrir o aplicativo, digite seu CPF e clique em “continuar”, para criar ou alterar sua conta.
No primeiro acesso, é preciso realizar o cadastro. O usuário preenche um formulário e seus dados podem ser validados na Receita Federal ou no INSS. Esta ação, no entanto, só permite o nível bronze. Nesse caso, utilizar o aplicativo é uma vantagem, pois a ferramenta já oferece automaticamente a opção para o aumento de nível de conta.
Para avançar para o nível Prata, é necessário fazer biometria facial com a CNH, ser servidor público federal, ou fazer o login pelo banco, caso a instituição financeira seja uma das 14 que estão credenciadas. São elas: Banco do Brasil, Banrisul , Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob , Santander, Itaú, Agibank , Sicredi, Mercantil do Brasil e PicPay /Original, BTG Pactual e Nubank.
Já para ter o máximo de segurança, é preciso ter uma conta Ouro. Para esta opção, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.