Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
14/11/2023 11h00min - Agricultura
4 meses atrás

Agora é a hora de comprar fertilizantes

Em outubro, os preços dos fertilizantes registraram um leve aumento médio de 0,6% em relação a setembro

Foto divulgação ► 
Fonte: Fonte Agrolink



Em outubro de 2023, o Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) fechou em 1,02, com um aumento leve de 2% nos preços dos adubos em relação ao mês anterior e abaixo do índice de outubro de 2022 (1,20). Esse cenário favorece a relação de troca, especialmente no final da safra de verão e nos preparativos para a safrinha.

Houve uma queda média de 2,4% nos preços das commodities em relação a setembro, destacando-se a soja  (-5%) devido à oferta abundante nos EUA e Brasil, apesar das incertezas climáticas do La Niña. As culturas de algodão e cana-de-açucar também registraram quedas de 3% e 1%, enquanto o milho foi a única commodity a apresentar aumento, cerca de 0,5%.

Em outubro, os preços dos fertilizantes registraram um leve aumento médio de 0,6% em relação a setembro. O fosfato monoamônico (MAP) teve um acréscimo de cerca de 3%, a ureia quase 2%, enquanto o superfosfato (SSP) teve uma diminuição de cerca de 6%, e o cloreto de potássio (MOP) apresentou uma queda média de 1%. Durante o mesmo período, os conflitos geopolíticos entre Hamas e Israel geraram incertezas globais, resultando em um aumento de aproximadamente 2,5% no valor do dólar. Essa mudança reflete a aversão do mercado ao risco. Embora até o momento o setor do agronegócio não tenha sido diretamente impactado, a situação geopolítica permanece uma preocupação global e continua sendo um ponto de atenção.

A principal fonte de incerteza está no clima, especialmente em áreas do centro-oeste com escassez de chuvas, necessitando replantio e podendo afetar a janela da próxima safrinha de milho. O resultado agronômico dependerá das chuvas previstas para a última semana de outubro e as primeiras de novembro.



•  

Agrolink
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.