Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
05/04/2023 17h00min - Saúde
2 anos atrás

Abril Lilás: Câncer de testículo é predominante em homens de 15 a 50 anos

A campanha tem como objetivo alertar sobre os sintomas da doença e incentivar a realização dos exames preventivos

Foto: Getty Images ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Para conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção do câncer de testículo, é realizada a campanha Abril Lilás, que tem como objetivo alertar sobre os sintomas da doença e incentivar a realização dos exames preventivos.

O autoexame ajuda a identificar suspeitas sobre este tipo de câncer, que, apesar de raro, atinge os homens em idade reprodutiva, entre 15 e 50 anos, e é o predominante nesta faixa etária, sendo que a fase de maior incidência no mundo é entre 15 e 34 anos.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Patologia, Dr. Clóvis Klock é fundamental que os homens façam o autoexame e visitem o urologista ao perceber qualquer alteração de tamanho, forma e textura do testículo.

“É um tipo de câncer com baixa mortalidade. Quando há detecção precoce, o câncer de testículo é geralmente curado”, afirma o patologista, médico que dá o diagnóstico final sobre se há ou não câncer, caso haja doença, qual o estágio em que ela está e qual a classificação do tumor.

“É importante que a descida dos testículos seja verificada na infância por um pediatra e corrigida, de preferência antes da criança completar dois anos, como forma de reduzir o risco para o futuro jovem e adulto”, conclui o médico.

Outros fatores relacionados ao maior risco são o histórico familiar deste tumor, a infertilidade, e a exposição a agrotóxicos. Além disso, é recomendado que trabalhadores expostos a agrotóxicos realizem exames de rotina para o diagnóstico precoce do câncer de testículo.

Fonte: TV Cultura/UOL



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.