3 anos atrás
A economia azul contempla atividades econômicas desenvolvidas a partir de recursos marinhos ou realizadas no ambiente oceânico de forma sustentável

A Economia Azul é uma abordagem que busca melhorar o crescimento econômico e a saúde dos oceanos, em linha com a equidade social e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Ela valoriza os serviços ecossistêmicos dos oceanos e representa aproximadamente 2,5% da economia global.
Apesar disso, 40% dos oceanos estão sob ameaça devido à poluição, pesca predatória e presença de plásticos. Além disso, os oceanos desempenham um papel crucial na absorção de CO2 e no equilíbrio do clima global, mas estão enfrentando desafios ambientais significativos.
A pesca fantasma e a poluição por plásticos representam ameaças adicionais à vida marinha. A Economia Azul visa utilizar de forma eficiente e sustentável os recursos marinhos, incorporando uma abordagem ecossistêmica e considerando os impactos ambientais das atividades econômicas.
Essa abordagem contempla diversas atividades econômicas, como pesca, turismo, energia renovável, entre outras. A Economia Azul propõe um equilíbrio entre a preservação dos recursos marinhos e o desenvolvimento econômico sustentável.
Além disso, a Economia Azul busca integrar estratégias para lidar com questões ambientais relacionadas aos oceanos, como gestão de resíduos, emissões de CO2 e práticas de extração predatória. Ela também se conecta a outras abordagens econômicas sustentáveis, como a Economia Verde, Circular e Ecológica.
•