3h atrás
95% das pessoas com deficiência empregadas acreditam que só conseguiram a vaga por causa da Lei de Cotas
TV Cultura / UOL
A pesquisa Radar da Inclusão mostrou que 95% das pessoas com deficiência empregadas acreditam que só conseguiram a vaga por causa da Lei de Cotas.
O levantamento revelou ainda que 70% dos entrevistados disseram que já receberam vagas abaixo da própria qualificação, e outros 67% dos PCDs já sofreram capacitismo no trabalho.
Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos 14 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência, apenas cerca de 550 mil estão no mercado de trabalho formal, ou seja, apenas 7,3% dos PCDs têm emprego com carteira assinada.
A Lei de Cotas obriga empresas com mais de 100 funcionários a terem de 2 a 5% de funcionários PCDs, mas apenas metade cumpre a medida.
A exclusão começa antes mesmo do primeiro emprego. Os dados do IBGE mostram que 63% de PCDs com mais de 25 anos não concluíram o ensino fundamental e apenas 7,4% chegaram ao ensino superior.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.

