Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
22/08/2023 08h45min - Cultura
7 meses atrás

22 de Agosto Dia do Folclore

Folclore brasileiro: origem e principais lendas

Foto MONTAGEM : Canva/Grande FM ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Se tem uma característica que marca o Brasil, é a diversidade, não apenas em termos geográficos e étnico-raciais, mas também por sua cultura, rica em elementos como exemplo do folclore brasileiro. 

O folclore brasileiro é uma das marcas  culturais do nosso país, que reflete a identidade multifacetada do Brasil, influenciada por tradições indígenas, africanas e europeias, entrelaçadas por histórias, mitos, lendas e manifestações culturais. 

Como um bom brasileiro, certamente, você já ouviu falar sobre alguma lenda do folclore brasileiro, não é mesmo?! Mas você sabe como ele surgiu?! Deixa que a gente te conta tudo! 

A seguir, em comemoração ao Dia do Folclore Brasileiro, confira a origem e principais lendas e manifestações culturais!

A origem do Folclore Brasileiro

O folclore brasileiro tem suas raízes em uma história de diversidade cultural. A população do Brasil é resultado do encontro entre povos indígenas nativos, africanos trazidos como escravos e colonizadores europeus. Essa mistura de culturas deu origem a uma infinidade de crenças, práticas e histórias transmitidas de geração para geração.

Os povos indígenas já possuíam suas próprias mitologias, lendas e rituais antes da chegada dos colonizadores europeus. Suas histórias, geralmente, celebravam a natureza e os espíritos da floresta, incorporando animais e elementos naturais em suas narrativas. Com a chegada dos portugueses, essas tradições foram sendo, gradualmente, influenciadas pelo catolicismo, criando um encontro e miscigenação de culturas e crenças.

Os africanos escravizados trouxeram consigo suas próprias divindades, mitos e rituais, que se fundiram com as tradições indígenas e europeias para criar novas formas de expressão cultural. A música, a dança e as histórias orais desempenharam um papel fundamental na preservação e evolução dessas tradições, resultando em formas de manifestações culturais únicas, como o samba e o maracatu.

Vale lembrar ainda que, embora as trocas culturais sejam algo natural e importante, não podemos deixar de refletir que houve uma imposição da cultura e crença europeia aos nativos brasileiros e povos africanos escravizados. 

Outra curiosidade é quanto ao surgimento da palavra “folclore”, que veio da junção dos termos oriundos da língua inglesa: “flok” (que na tradução livre significa “povo”) e “lore” (que na tradução livre significa “conhecimento”). 

O termo flok-lore foi usado pela primeira vez no dia 22 de agosto de 1846 pelo britânico William John Thoms. Foi por conta deste acontecimento que o dia 22 de agosto foi definido como Dia do Folclore Brasileiro. 

A importância do Folclore Brasileiro

O folclore brasileiro é um aspecto importante da nossa cultura, e precisa ser preservado e valorizado. Geralmente transmitido de forma oral, ele está sujeito a mudanças e perdas ao longo do tempo. 

No entanto, várias iniciativas têm como objetivo proteger e promover essas tradições. Museus, instituições culturais e festivais folclóricos desempenham um papel vital na promoção da cultura brasileira. 

Por isso, não deixe de se aprofundar no folclore brasileiro, tão importante para nossa cultura!



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.