2 meses atrás
2024 se consolida como o ano mais quente já registrado, com secas históricas e extremos climáticos no Brasil e no mundo
O ano de 2024 está se consolidando como o mais quente já registrado na Terra, conforme o observatório europeu Copernicus. Novembro foi o 16º mês, em 17, com temperaturas globais médias 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, limite crítico para evitar consequências climáticas severas. Apesar de o limite não ser definitivo, esse aquecimento extremo já reflete em eventos climáticos adversos.
No Brasil, a seca mais severa e extensa da história recente afeta milhões, principalmente no Norte, onde rios secaram e queimadas aumentaram. Em novembro, cerca de 400 cidades enfrentavam seca extrema ou severa, número que pode chegar a 1,6 mil cidades, afetando do Norte ao Sul do país. em dezembro. O atraso e a insuficiência das chuvas agravam o cenário.
Além disso, o calor intenso amplifica eventos climáticos extremos, como chuvas volumosas, a exemplo do que ocorreu no Rio Grande do Sul, devido ao aumento do vapor d’água na atmosfera. Esses eventos evidenciam os impactos do aquecimento global no clima e na vida humana.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.