4 semanas atrás
16 de outubro dia Mundial da Alimentação, uma data para refletirmos sobre a qualidade da alimentação da humanidade e a fome no mundo
O DIa Mundial da Alimentação é comemorado nesta quarta-feira, 16, e foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em 1979 com o objetivo de conscientizar sobre a fome no mundo, promover a segurança alimentar e a nutrição adequadas para todos.
Mesmo com os avanços em países com economias em crescimento, a fome, a insegurança alimentar e a desnutrição crescem em várias regiões do mundo. A subalimentação atinge cerca de 733 milhões de pessoas, principalmente nas áreas rurais, onde a pobreza extrema e a insegurança alimentar são mais evidentes.
Segundos dados obtidos pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, mais de 2,8 bilhões de pessoas não conseguem ter acesso a uma alimentação saudável. Isso significa que quase 1/3 da população global não recebe os nutrientes e micronutrientes necessários para prosperar, e, em alguns casos, para sobreviver, destacando a importância de todos comerem bem, com equilíbrio e saudável. Para isso, é importante ter uma refeição colorida, com verduras, legumes e proteínas.
A data é uma ação coletiva anual que ocorre em 150 países e faz com que o Dia Mundial da Alimentação seja um dos mais comemorados do calendário das Nações Unidas (ONU). A cada ano a FAO escolhe um tema diferente para a celebração do dia, e todos têm o objetivo de alertar sobre a importância de que os seres humanos em todos os lugares do mundo devem ter acesso a alimentos suficientes, seguros, diversificados e nutritivos.
O tema escolhido em 2024 é "Um compromisso com o direito à alimentação e a segurança alimentar".
Os dados apontam que milhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a uma alimentação adequada e saudável. Isso as coloca em alto risco de insegurança alimentar.
Apesar dos diferentes temas, em todos os anos a celebração da data está focada em quatro assuntos: melhor nutrição, melhor produção, melhor ambiente e melhor qualidade de vida.
Importância desta data leva todos a refletirem sobre a fome do mundo, a desigualdade social que afeta diretamente a questão alimentar, além de ressaltar a importância de comer bem e saudável, com equilíbrio nutritivo.
O acesso ao alimento de qualidade e em quantidade suficiente pelas pessoas de todo mundo, e a necessidade de uma alimentação saudável para a vida de cada indivíduo é um tema que deve ser explorado e estudado em ações para que todos tenham direito a uma alimentação digna.
*Com informações: Terra/Vida e Estilo
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.