Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
14/10/2023 13h30min - Cultura
5 meses atrás

1º dicionário Kaiowá-Português será lançado em versão impressa na terça-feira (10) em Dourados MS


Fonte: Fonte Grande FM



A Editora Javali lança a edição impressa do primeiro “Dicionário Kaiowá-Português” (704 páginas), no dia 17 de outubro (terça-feira), no Casulo Espaço de Cultura e Arte, em Dourados (MS). O projeto faz um inventário de quase 6 mil palavras, além de notas culturais e linguísticas, e é organizado pela professora Dra. Graciela Chamorro, que se dedica à sua realização há mais de duas décadas. 

A obra lança luz sobre a visão de mundo dos povos Kaiowá, sua cultura, imaginação e pensamento, e foi construída a partir de pesquisas e esforços de pesquisadores e pessoas indígenas e não indígenas. Esta primeira versão impressa do dicionário foi patrocinada pelo Centro Universitário de Belo Horizonte – Uni-BH, por meio da Lei de Incentivo à Cultural de Belo Horizonte.

Nascida no Paraguai, Graciela Chamorro tem como língua materna o guarani e paterna o espanhol. Vivendo no Brasil desde 1977, iniciou sua interação com as comunidades Kaiowá e Guarani em 1983, quando chegou a Dourados, no Mato Grosso do Sul. Suas pesquisas acadêmicas, pessoais e artísticas têm especial interesse nos povos e línguas indígenas, em especial os Kaiowá. 

Em 2017, após o contato da professora com Assis Benevenuto, fundador e editor da Javali, uma editora especializada em obras de teatro e cinema, surgiu a ideia de transformar a pesquisa em um livro concreto. Em 2022, foi lançada uma primeira publicação em formato digital, disponível gratuitamente no site da Editora Javali, com apoio do Rumos Itaú Cultural 2019-2022.  

Para Graciela e Assis, o dicionário vai ao encontro de uma demanda atual da sociedade Kaiowá e, em particular, de docentes e discentes que usam e ensinam/estudam a língua, apresentando-se como uma obra de apoio para a reflexão e a produção de material na língua, sobretudo para que as novas gerações tenham acesso às diversas expressões do saber de seus antepassados Kaiowá, dentro e fora do contexto escolar. 



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.