Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
30/08/2023 16h00min - Cultura
7 meses atrás

"Para os seus próximos mil anos”: livro fala das profissões que ainda não existem

Especialista lança manual para pais e filhos sobre as profissões do futuro. Afinal, com a tecnologia, tudo está mudando!

Foto divulgação ► 
Fonte: Fonte Grande FM



O livro "Para os seus próximos mil anos - um manual para as profissões que ainda não existem" de Ricardo Cavallini tenta responder quais serão as profissões do futuro e o que mudará com os avanços tecnológicos. 

O autor convida pais, mães e jovens a refletir e se preparar para as carreiras que estarão em seu ápice daqui a 20 ou 30 anos. Nos próximos 30 anos, o mercado de trabalho estará totalmente diferente daquele que conhecemos hoje e as regras do jogo mudam a cada momento. Os receios com as mudanças no trabalho estão afetando os jovens a partir dos 15 anos, uma fase em que já estão cheios de dúvidas sobre a escolha da profissão. 

O livro é uma forma estruturada de conversa para pais e filhos sobre o assunto.

"Basta pensar que na maior parte da história da humanidade os seres humanos viveram

em cavernas, e hoje já não conseguimos nem imaginar um mundo sem tecnologias que se

tornaram parte de nossas vidas há menos de 30 anos, como internet, celulares ou redes

sociais".

O livro

O novo lançamento da editora Conectomus busca ajudar pais e filhos a entenderem o novo mundo do trabalho e conseguirem lidar com as dúvidas sobre escolhas de carreira em um futuro profissional incerto até mesmo para os adultos. É natural que surjam perguntas como o que fazer? E como fazer?

Para Cavallini, essas respostas não são tão simples quando se olha para os próximos 30 anos. Previsões sobre o futuro do trabalho costumam se concentrar no curto prazo, mencionando por exemplo, cargos que terão maior demanda e, provavelmente, pagarão os melhores salários nos próximos três ou cinco anos. Hoje fala-se muito em programador de jogos, streamer, engenheiro de prompt de inteligência artificial, etc.

Preparar nossos filhos para a vida profissional que terão nas próximas décadas exige olhar ainda mais adiante e ir além das profissões em si. Assim, ele sugere no livro que a primeira pergunta a ser feita seja: “será que existirá emprego como conhecemos hoje daqui a 20 anos?”

Além dessa perspectiva, os leitores mais ansiosos com as mudanças hoje podem ficar tranquilos: o livro também traz muitos apontamentos e insights para que pais, mães, filhos e filhas consigam fazer, no curto prazo, algo prático para o futuro. Recomenda-se, inclusive, a leitura em família!



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.