Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
03/11/2023 14h00min - Música
4 meses atrás

"Now And Then", a derradeira música dos Beatles!

Com auxílio das novas tecnologias, música criada por John Lennon em 1977 pôde ser completada

Foto divulgação: Vagalume ► 
Fonte: Fonte Vagalume



"Now and Then", que está sendo divulgada como a derradeira música dos Beatles, acaba de ser lançada e ela certamente irá emocionar os fãs da eterna maior banda de todos os tempos. A gênese da canção foi longa, começando como uma demo caseira gravada por John Lennon  (1940 - 1980) ao piano em 1977, Nessa época o músico estava afstado da vida artística e dedicava seu tempo a atividades caseiras e a cuidar de Sean Lennon, seu filho nascido em 1975.

Em 1995, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr se reuniram pela primeira vez desde o fim da banda em 1970 para o projeto "Anthology", que envolvia um documentário, uma série de CDs com gravações inéditas da banda e, a cereja do bolo, uma série de canções novas, criadas a partir de material que estavam nos arquivos de Lennon. Sabe-se que Yoko Ono, viúva de Lennon, entregou um cassete com quatro canções a serem consideradas. Dessas, "Free As A Bird" e "Real Love" abriram os volumes 1 e 2 de "Anthology". "Now And Then" começou a ser trabalhada à época, mas, insatisfeitos com o progresso das gravações, tomou-se a decisão de abandoná-la.

Estamos agora em 2023, além de Lennon, George, morto em 2001, também não está mais entre nós. Nesse tempo, a tecnologia de áudio, sofreu enormes progressos. Foi graças a esses softwares que a realização do documentário "Get Back", sobre as gravações de "Let It Be", dirigido por Peter Jackson em 2021, foi possível.

Esses programas também estão permitindo que os discos dos Beatles, gravados quase sempre em quatro canais, tenham seus elementos separados para que ganhem novas mixagens. Eles, agora, possibilitaram, que "Now And Then" fosse finalmente completada. Usando a demo de John, agora com a voz dele devidamente isolada, Paul e Ringo gravaram suas partes no ano passado. O solo de guitarra slide foi feito por Paul, a partir de um trecho registrado por George em 1995, como ele explica no documentário sobre a canção que também acaba de sair. A faixa, uma balada emotiva em pegada soft rock, bem no clima do fim dos anos 70, foi produzida por Giles Martin, filho de George Martin que produziu a banda nos anos 60 e também por Jeff Lynne, o líder da Eletric Light Orchestra, que supervisionou os trabalhos em 1995.

"Now And Then" é o principal chamariz para as novas edições das coletâneas "vermelha" e "azul" que serão reeditadas em breve, com mais músicas - incluindo muitas que fazem parte dos seis primeiros álbuns do quarteto e das trilhas de "Magical Mystery Tour" e "Yellow Submarine", que ainda não foram reeditados com nova mixagem, já com o som devidamente tratado. O single traz "Love Me Do", o primeiro single dos ingleses, na "mixagem 2023" de bônus. Ouça:  The Beatles - Now And Then (Official Audio)



•  

Vagalume
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.