2 anos atrás
"Brasil tem uma grande vantagem", diz Ana Moser sobre Copa Feminina de 2027
Ministra do esporte cita como vantagem as 12 sedes construídas para a Copa de 2014. Entrevista ocorreu em Fortaleza, na manhã desta quinta (27)

A cidade de Fortaleza está na briga para ser sede brasileira para a Copa do Mundo Feminina de 2027, caso o Brasil seja escolhido pela FIFA como sede da competição. A ministra do esporte, Ana Moser, confirmou a vontade da cidade em evento na Capital cearense, nesta quinta-feira (27).
- O Brasil, no caso da Copa do Mundo, tem uma grande vantagem, porque foram 12 sedes construídas para a Copa de 2014, que são possíveis para serem sedes para agora. Fortaleza está no jogo - afirma.
A ministra falou sobre políticas voltadas para o esporte, além de comentar sobre o preparo e o fomento de modalidades esportivas na região.
Ana Moser participou do lançamento da Taça das Favelas em Fortaleza na manhã desta quinta-feira. O evento ocorreu na Areninha do Dendê, no bairro Itaperi, na Capital cearense.
Políticas no esporte
- O Brasil está num momento de maturidade com o esporte, em que também tem uma direção central de aplicar políticas transversais. Trabalhar transversalmente com educação, saúde, com a assistência social, meio ambiente. Chegar aqui que esse espaço está na gestão da Secretaria de Proteção Social. Políticas de esportes são aplicadas para a população em várias frentes do serviço público. E o esporte e atividade física têm impacto no desenvolvimento humano, na saúde, na integração social, na ocupação dos espaços públicos. Então essa é a cabeça desse Ministério. E nós estamos aqui hoje reconhecendo que o esporte tem muito a evoluir em termos de escala de acesso para as pessoas terem acesso à prática de esporte, de atividade física. Garantir o direito de todos, previsto na Constituição, mas que a política pública brasileira ainda não conseguiu garantir na prática. A grande missão é fazer isso avançar. Aqui no Ceará a gente vê muitas dessas estratégias acontecendo. Espaços como esse na comunidade, investir na prática do esporte amador, como na Taça das Favelas.
Cucas
- Vamos conversar como podemos trabalhar juntos para alinhar cada vez mais essas frentes do esporte e através das outras secretarias e de outras políticas de atendimento à população para nos ajudar a construir essa política nacional de ocupação dos territórios com o esporte. Reconhecer o que tem, o que falta e estabelecer os pactos intersetoriais para avançar. É isso que estamos fazendo aqui. Construindo junto com quem está na ponta, fazendo na prática para que possamos fazer os projetos pilotos nesse primeiro ano e levar para o Brasil inteiro a partir do ano dois dessa gestão.
Taça das Favelas
- Vamos aprender com a Taça das Favelas. São competições que faltam. A base que vai dos 14 anos são competições que passam. O futebol feminino é cheio de lacunas. O calendário, a iniciação esportiva, métodos do futebol feminino, presença de mulheres na gestão, como técnicas. Esse planejamento está sendo feito. E vamos aprender bastante com a taça das favelas.
Fortaleza sede do mundial?
- O Brasil, no caso da Copa do Mundo, tem uma grande vantagem, porque foram 12 sedes construídas para a Copa de 2014, que são possíveis para serem sedes para agora. Fortaleza está no jogo.
Fonte: GE
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.