Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
23/04/2024 11h30min - Geral
1 mês atrás

'Lua Cheia Rosa' a lua de Wesak, poderá ser vista nesta terça-feira (23)


GettyImages ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Nesta terça-feira (23), os observadores da Terra poderão assistir a mais um incrível espetáculo astronômico: a famosa 'Lua Cheia Rosa'. O melhor de tudo é que os entusiastas não precisam utilizar nenhum equipamento especial, como telescópio ou binóculo; basta visualizar o céu noturno a olho nu. Mas calma, esse nome não quer dizer muito, pelo menos para os brasileiros e outras pessoas fora dos Estados Unidos.

Apesar do nome, a Lua cheia não exibirá nenhuma aparência na cor rosa . Na verdade, o nome foi escolhido por indígenas norte-americanos e tem relação com a época do ano em que um tipo de flor rosa desabrocha no Hemisfério Norte — nesta época, lá já é primavera. Ou seja, o fenômeno será como uma Lua cheia comum.

O evento astronômico será visível a olho nu em todo o Brasil. Os observadores poderão começar a assisti-lo a partir das 17h32 (horário de Brasília). 

Para uma boa experiência, os espectadores devem procurar uma região com o céu aberto e clima favorável; locais mais distantes, como no interior, podem oferecer ótimas observações devido à menor poluição luminosa das cidades pequenas.

"De acordo com literatura estadunidense, na lua cheia em abril as tribos do nordeste dos Estados Unidos a chamavam de Lua Rosa, em homenagem à erva musgo rosa, também conhecida como flox rastejante, flox de musgo ou flox de montanha, uma planta nativa do leste EUA que é uma das primeiras flores difundidas da primavera. Outros nomes para esta Lua incluem Lua da Grama Brotando, Lua do Ovo e, entre as tribos costeiras, Lua do Peixe, pois foi quando a sombra nadou rio acima para desovar", a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos EUA (NASA) descreve.

A 'Lua Cheia Rosa' também é conhecida como Lua de Wesak para as pessoas que seguem as tradições tibetanas e budistas. Principalmente no budismo, a ocasião também é conhecida como o Dia de Buda, pois supostamente seria o dia em que o próprio Sidarta Gautama desce à Terra e derrama bênçãos sobre os seres vivos do planeta. Comumente, os budistas vão aos templos a fim de comemorar e celebrar a iluminação, os ensinamentos e a comunidade.

 De qualquer forma, é importante destacar que a Lua de Wesak não tem exatamente um dia específico para acontecer; em 2023, os observadores puderam assisti-la no dia 5 deste mesmo mês. Como acontece mensalmente, o evento 'rosa' sempre acontecerá na quarta lua cheia do ano, sempre durante o mês de abril.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.