União de instituições e rede assistencial para "cuidar das pessoas" é destacada

A coordenadora Nilza de Jesus citou que atualmente existe a dificuldade quanto à diminuição impactante de recursos federais aos serviços

Por: Redação/Assecom
 
 
Mobilização na manhã desta quinta no Cras Cachoeirinha contou com participação de dezenas de instituições Mobilização na manhã desta quinta no Cras Cachoeirinha contou com participação de dezenas de instituições

Uma ação no Cras (Centro de Referência da Assistência Social) da Vila Cachoeirinha, na manhã desta quinta-feira (24), reuniu centenas de pessoas da comunidade e representantes de várias instituições do município. O direcionamento da Prefeitura, por meio da Semas (Secretaria de Assistência Social), foi ressaltar a importância da união dos serviços na área da educação, saúde, rede socioassistencial e outros de atuação pública no objetivo de "cuidar das pessoas". Outro tema abordado foi o "Maio Laranja".

"Nesse momento crítico que o país passa, temos que nos fortalecer; as instituições de serviços para a comunidade em vários âmbitos e toda a rede socioassistencial precisam se unir cada vez mais para proteger os direitos dos cidadãos, denunciar situações irregulares e apoiar nos encaminhamentos corretos de cata situação. Dar assistência é isso também, acompanhar e acolher", destacou o secretário de Assistência Social, Landmark Rios.

Participantes de ações do Cras local, sob coordenação de Nilza Jesus dos Anjos, acompanharam uma palestra sobre prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes ministrada pela psicóloga Ekelis Sales Pina, do Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social). A atividade é parte da programação do "Maio Laranja", que marca o enfrentamento a esse crime. O evento contou ainda com tradução em Libras (Língua Brasileira dos Sinais).

Abordagens em diversos segmentos da sociedade ocorreram e seguem até o final do mês o que foi estruturado pela Semas em parceria com entidades como o Conselhos Tutelar Leste e Central, Comcex (Comitê Municipal de Enfrentamento da Violência e de Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes), direção de Proteção Básica, CMDCA (Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente), direção da Proteção Especial e da Rede Cegonha.

O destaque da Rede neste sentido é o Disque 100, principal ferramenta atual de combate a esse tipo de violência. "Identificado esse tipo de violência, o cidadão precisa fazer a denúncia, que é anônima e gratuita, e o Conselho Tutelar realizará as próximas ações precisas para a proteção do menor", pontua o secretário.

As denúncias do Disque 100 são encaminhadas por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social. Todo o processo é cuidadosamente acompanhado pelos profissionais e pelo Creas sempre de forma a proteger o menor.

Representantes do Cras do Cachoeirinha falaram dos serviços oferecidos no local atualmente que alcançam em média 600 pessoas por mês, entre esses o "Mesa Brasil", Serviços de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF) e de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

A coordenadora Nilza de Jesus citou que atualmente existe a dificuldade quanto à diminuição impactante de recursos federais aos serviços. Nesse sentido, ela ressaltou o empenho da administração municipal na busca de melhorias e com a gestão dos recursos existentes, e ainda sobre o carinho e dedicação dos profissionais locais que são grandes diferenciais no atendimento a população "de forma comprometida e carinhosa".


Envie seu Comentário



 

Notícias

Brasil
Dourados
Esportes
Mulher
Mundo
Policial
Rural
Saúde
Shopping

Canais

Programação
Promoções
Recadinhos
Festas&eventos
Entretenimento
Horóscopo
Agenda Cultural
Fotos Flagrantes

Expediente

Sobre a Rádio
Responsabilidade Social
Nossa História
Localização
Abrangências
Política Comercial
Política de Privacidade
Termos de uso
Anuncie

Rádio e Televisão Gran Dourados
Rua Gustavo Adolfo Pavel, 935 - Vila Tonanni
Dourados - MS - CEP - 79825-901

+55 (67) 3411-1992 - Atendimento
+55 (67) 3411-1915 - Anuncie
+55 (67) 3411-1914 - Fax