30/03/2016 17h03 - Atualizado em 30/03/2016 17h03

Diferenças entre gordura boa e ruim

Quando falamos em gordura, é normal associar a palavra a algo que causa prejuízos à saúde.

Por: Redator 2
 

Mas, ao contrário do que muitos pensam, nem toda gordura é ruim e entender essa diferença é fundamental para que a alimentação se torne cada vez mais saudável e benéfica para o corpo.

Entenda cada tipo de gordura

O que é a gordura ruim?

A gordura saturada é considerada uma das principais vilãs da saúde. Isso porque essa substância aumenta os níveis de lipoproteína de baixa intensidade, também conhecido como colesterol ruim, e pode acarretar em doenças cardiovasculares.

Onde encontrar e quanto consumir?

A gordura ruim é encontrada principalmente em alimentos de origem vegetal, como carnes, manteigas e também bolos, massas folhadas e chocolates. Segundo recomendação do Departamento de Saúde da Grã-Bretanha, homens não devem consumir mais de 30g de gordura saturada por dia, enquanto mulheres devem ficar abaixo dos 20g.

O que é a gordura boa?

Enquanto a insaturada é maléfica para a saúde, a gordura saturada faz bem, desde que seja consumida com moderação. Esse tipo de gordura é dividido em dois grupos: as monoinsaturadas e poli-insaturadas, que ajudam a aumentar os níveis de colesterol bom, reduzem os triglicérides e regulam a pressão arterial, afastando, assim, os problemas cardiovasculares.

Onde encontrar e quanto consumir?

Esse óleo existe principalmente em produtos de oriem vegetal e pode ser encontrado em alimentos como o azeite de oliva, frutas, verduras e também em peixes, como o salmão e a sardinha. A indicação de consumo de gorduras saturadas é de, no máximo, 45g por dia.

O que é a gordura trans?

Esse tipo de gordura, ao contrário das outras, surge por meio de um processo químico e é uma das mais prejudiciais a saúde, pois também eleva os níveis de colesterol ruim no corpo e está presente em grande parte dos alimentos que consumimos.

Onde encontrar e quanto consumir?

A gordura trans é encontrada em alimentos processados, biscoitos e frituras. O consumo máximo desse tipo de gordura é de 2g por dia.


Seja o primeiro a comentar!

Envie seu Comentário!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.
 


 

Notícias

Brasil
Dourados
Esportes
Mulher
Mundo
Policial
Rural
Saúde
Shopping

Canais

Programação
Promoções
Recadinhos
Festas&eventos
Entretenimento
Horóscopo
Agenda Cultural
Fotos Flagrantes

Expediente

Sobre a Rádio
Responsabilidade Social
Nossa História
Localização
Abrangências
Política Comercial
Política de Privacidade
Termos de uso
Anuncie

Rádio e Televisão Gran Dourados
Rua Gustavo Adolfo Pavel, 935 - Vila Tonanni
Dourados - MS - CEP - 79825-901

+55 (67) 3411-1992 - Atendimento
+55 (67) 3411-1915 - Anuncie
+55 (67) 3411-1914 - Fax