05/01/2017 10h25 - Atualizado em 05/01/2017 10h25

Um capacete que salva a vida de crianças

Pesquisadores brasileiros desenvolvem um dispositivo especial que pode preservar a saúde cerebral de recém-nascidos. Confira:

Por: Redator 2
 
O dispositivo acima foi criado para preservar o cérebro de bebês com falta de oxigênio (Ilustração: Mayla Tanferri) O dispositivo acima foi criado para preservar o cérebro de bebês com falta de oxigênio (Ilustração: Mayla Tanferri)

Cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) criaram um dispositivo capaz de preservar o cérebro de recém-nascidos com falta de oxigênio – e foram até premiados por isso. O capacete resfria a cabeça durante cerca de quatro horas, dando tempo para que o bebê possa ser transportado a um equipamento adequado antes de sofrer lesões.

E o melhor: não consome energia nem bateria. "Na asfixia, o cérebro libera vários neurotransmissores, o que gera uma bagunça", explica o neurocientista Ricardo Rozental, responsável pelo projeto. "Ao ser resfriado, esse caos é atenuado", conclui.

De acordo com ele, a expectativa é que o aparato esteja disponível na rede pública em dois anos. "Para isso, porém, é preciso que o Ministério da Saúde continue nos apoiando", diz.

Como funciona o dispositivo

Uma lâmina especial é acoplada à cabeça do bebê. Ela então se abre e ganha formato de capacete. Daí, por meio de uma abertura, se insere um gás que resfria a região.


Seja o primeiro a comentar!

Envie seu Comentário!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.
 


 

Notícias

Brasil
Dourados
Esportes
Mulher
Mundo
Policial
Rural
Saúde
Shopping

Canais

Programação
Promoções
Recadinhos
Festas&eventos
Entretenimento
Horóscopo
Agenda Cultural
Fotos Flagrantes

Expediente

Sobre a Rádio
Responsabilidade Social
Nossa História
Localização
Abrangências
Política Comercial
Política de Privacidade
Termos de uso
Anuncie

Rádio e Televisão Gran Dourados
Rua Gustavo Adolfo Pavel, 935 - Vila Tonanni
Dourados - MS - CEP - 79825-901

+55 (67) 3411-1992 - Atendimento
+55 (67) 3411-1915 - Anuncie
+55 (67) 3411-1914 - Fax