05/01/2017 09h29 - Atualizado em 05/01/2017 09h29

Como anda sua higiene bucal? Descubra se você está cuidando da sua boca do jeito certo

Se para você uma escovação correta significa movimentos fortes e intensos, com pressão e bastante espuma, é melhor rever os seus conceitos.

Por: Redator 2
 

Escovar os dentes com muita força pode prejudicar a saúde da região ao provocar, por exemplo, desgaste da raiz do dente ou retração gengival, problema em que as gengivas se retraem, ou seja, "encolhem" em direção à raiz do dente, podendo levar a dentina exposta. Para se livrar de riscos como esse, descubra o jeito certo de cuidar da sua higiene bucal:

Passo a passo da higienização bucal

Faça a escovação

Uma boa escovação remove a placa bacteriana da parte da frente e de trás dos dentes e da língua. O ideal é que o processo seja feito sempre após as refeições e dure cerca de dois minutos para conseguir alcançar os dentes inferiores e superiores, da frente e de trás da boca. Posicione a escova num ângulo de 45º, direcionando as cerdas para o espaço entre o dente e a gengiva. Faça movimentos circulares, por cerca de 10 segundos, em todos os dentes. Depois, com a escova no sentido vertical, escove aparte interna dos dentes e por fim, faça movimentos de vai e vem para limpar as superficieis de mastigação dos dentes.

Opte pelas escovas de dente de cabeças pequenas e cerdas macias e não exagere no creme dental. Uma quantidade próxima ao tamanho de um grão de feijão já é o suficiente para fazer a limpeza.

Passe fio dental

O ideal é utilizar o fio dental, pelo menos uma vez ao dia após a escovação, para remover a placa bacteriana entre os dentes. Enrole, aproximadamente, 40 centímetros do fio e o segure entre o polegar e o indicador das duas mãos, deslizando-o levemente entre os dentes. Passe delicadamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Depois, utilize um novo pedaço de fio dental para cada dente, assim, você não leva a placa bacteriana de um lugar para o outro.

Use enxaguatório bucal

Para completar a higienização da boca, após a escovação e o fio dental, use um enxaguatório bucal e faça um bochecho por 30 segundos. Como o fio dental e escova de dente, alcançam apenas 25% da área da boca, utilizar o enxaguatório bucal é fundamental, já que ele atinge os outros 75% e ajuda a eliminar as bactérias que causam placa, gengivite e mau hálito.


Seja o primeiro a comentar!

Envie seu Comentário!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.
 


 

Notícias

Brasil
Dourados
Esportes
Mulher
Mundo
Policial
Rural
Saúde
Shopping

Canais

Programação
Promoções
Recadinhos
Festas&eventos
Entretenimento
Horóscopo
Agenda Cultural
Fotos Flagrantes

Expediente

Sobre a Rádio
Responsabilidade Social
Nossa História
Localização
Abrangências
Política Comercial
Política de Privacidade
Termos de uso
Anuncie

Rádio e Televisão Gran Dourados
Rua Gustavo Adolfo Pavel, 935 - Vila Tonanni
Dourados - MS - CEP - 79825-901

+55 (67) 3411-1992 - Atendimento
+55 (67) 3411-1915 - Anuncie
+55 (67) 3411-1914 - Fax