02/01/2017 09h34 - Atualizado em 02/01/2017 09h34

SC: ovinocultura é aposta da Epagri em Palmeira

O município de Palmeira possui uma planta frigorífica especializada no abate e preparo de cortes especiais de carne de ovelha.

Por: Redator 2
 
Foto: Divulgação / Epagri Foto: Divulgação / Epagri

São cerca de 20 mil animais abatidos por ano, 95% deles oriundos de fora do Estado, especialmente do Rio Grande do Sul.

Para atender a esta demanda a Epagri formou neste ano o primeiro grupo de produtores de ovinos de Palmeira. A metodologia de formação de grupos é uma das formas de organizar os agricultores e prestar assistência com foco no mercado consumidor.

Atualmente 20 famílias integram o grupo, que realiza discussões e trocas de experiências sobre a ovinocultura. No dia 17 de novembro chegaram ao município seis reprodutores, da raça Ile de France, que vão melhorar o rebanho visando o mercado de carnes de qualidade, assim como está sendo feito com o gado bovino. Os reprodutores foram adquiridos da Cabanha São Paulino, de Vacaria, no Rio Grande do Sul.

As atividades deste ano foram encerradas com uma reunião, realizada em 5 de dezembro, onde foi ratificado o planejamento das ações de 2017 e eleita a nova diretoria do grupo.

Ao longo dos últimos anos a Epagri promoveu um seminário para discutir a cadeia produtiva e o mercado, dois cursos sobre a criação de ovinos, duas excursões e diversas reuniões para discussão da cadeia produtiva como um todo. O trabalho tem a parceria do Sindicato Rural de Otacílio Costa e apoio do Senar.

"Todo este trabalho visa a organização dos produtores, a melhoria do sistema produtivo – através de ações que aumentem a oferta de animais – a e qualidade do produto", esclarece Clayrton A. C. da Silveira, engenheiro-agrônomo da Epagri em Palmeira. "Isso significa o fortalecimento da atividade de ovinocultura no município, com oferta de carne de qualidade num futuro próximo", prevê o extensionista.

Fonte: Epagri


Seja o primeiro a comentar!

Envie seu Comentário!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.
 


 

Notícias

Brasil
Dourados
Esportes
Mulher
Mundo
Policial
Rural
Saúde
Shopping

Canais

Programação
Promoções
Recadinhos
Festas&eventos
Entretenimento
Horóscopo
Agenda Cultural
Fotos Flagrantes

Expediente

Sobre a Rádio
Responsabilidade Social
Nossa História
Localização
Abrangências
Política Comercial
Política de Privacidade
Termos de uso
Anuncie

Rádio e Televisão Gran Dourados
Rua Gustavo Adolfo Pavel, 935 - Vila Tonanni
Dourados - MS - CEP - 79825-901

+55 (67) 3411-1992 - Atendimento
+55 (67) 3411-1915 - Anuncie
+55 (67) 3411-1914 - Fax