11/01/2017 14h22 - Atualizado em 11/01/2017 14h22

Brasil alcança maior índice de desemprego desde 2005

A análise é de Fernando de Holanda Barbosa Filho, do Ibre/FGV

Por: Redator 2
 

A alta de 0,6 ponto percentual no Indicador Coincidente de Desemprego (ICD), da Fundação Getulio Vargas (FGV), de novembro para dezembro, alcançando 103,6 pontos, "solidifica" a ideia de que o mercado de trabalho "está muito ruim". A análise é de Fernando de Holanda Barbosa Filho, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre/FGV). O nível de 103,6 pontos é o maior da série histórica do ICD, iniciada em 2005.

"A piora no ICD é o que as pessoas estão sentindo na pele. É o que o consumidor está vendo acontecer", disse Barbosa Filho.

O ICD é construído a partir dos dados desagregados, em quatro classes de renda familiar, de perguntas da Sondagem do Consumidor que procura captar a percepção sobre a situação presente do mercado de trabalho.

Por outro lado, a queda de 3,1 pontos no Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) em dezembro ante novembro, para 90,0 pontos, era esperada, segundo Barbosa Filho. Esse movimento está associado a uma "volta à realidade" nos indicadores de confiança.

Segundo o pesquisador da FGV, assim como os demais índices de confiança, os indicadores antecedentes do mercado de trabalho experimentaram uma alta, mostrando que "a situação estava ruim, mas o futuro poderia ser bom". Só que esse futuro melhor não chegou logo.

"A tendência é o futuro melhorar agora", disse Barbosa Filho, ressaltando que a queda na taxa de juros (a Selic, que está em 13,75% e será ajustada novamente hoje) será determinante para isso.

Os pesquisadores da FGV ainda estão projetando alta da taxa de desemprego, mas com um perfil melhor do mercado de trabalho. Para Barbosa Filho, a tendência é a população ocupada aumentar, mas a taxa de desocupação seguirá subindo porque mais pessoas passarão a procurar trabalho. Com informações do Estadão.


Seja o primeiro a comentar!

Envie seu Comentário!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.
 


 

Notícias

Brasil
Dourados
Esportes
Mulher
Mundo
Policial
Rural
Saúde
Shopping

Canais

Programação
Promoções
Recadinhos
Festas&eventos
Entretenimento
Horóscopo
Agenda Cultural
Fotos Flagrantes

Expediente

Sobre a Rádio
Responsabilidade Social
Nossa História
Localização
Abrangências
Política Comercial
Política de Privacidade
Termos de uso
Anuncie

Rádio e Televisão Gran Dourados
Rua Gustavo Adolfo Pavel, 935 - Vila Tonanni
Dourados - MS - CEP - 79825-901

+55 (67) 3411-1992 - Atendimento
+55 (67) 3411-1915 - Anuncie
+55 (67) 3411-1914 - Fax