01/04/2019 17h58 - Atualizado em 01/04/2019 17h58

Imigrantes venezuelanos anti-Maduro dizem ter medo de serem expulsos da Bolívia

Governo boliviano, de Evo Morales, apoia o regime de Nicolás Maduro na Venezuela.

Por: Redação
 
 
Governo boliviano, de Evo Morales, apoia o regime de Nicolás Maduro na Venezuela. Governo boliviano, de Evo Morales, apoia o regime de Nicolás Maduro na Venezuela.

Dezenas de venezuelanos que fugiram para a Bolívia nos últimos meses para escapar dos transtornos econômicos e políticos na Venezuela dizem que temem ser deportados de um dos poucos países da região que ainda apoiam o governo do líder venezuelano, Nicolás Maduro.

No mês passado, a polícia prendeu mais de uma dúzia de venezuelanos que foram identificados como lideranças de protestos anti-Maduro diante da embaixada cubana em La Paz. O presidente da Bolívia, o socialista Evo Morales, é aliado de Caracas.

Os manifestantes exigiam o fim do que chamam de interferência em assuntos venezuelanos por parte de Cuba, nação caribenha liderada por um partido comunista. Os opositores do regime Maduro culpam o governo cubano por provocar a crise humanitária da Venezuela.

Os protestos atraíram a atenção da polícia local, que prendeu 14 de seus líderes, disseram manifestantes e grupos de direitos humanos. Seis deles foram deportados e oito foram soltos, segundo o governo boliviano. Cinco fugiram para o Peru por receio de represálias.

"Estou com um pouco de medo de ser expulso, porque eles já expulsaram venezuelanos", disse Nelson, engenheiro civil de 43 anos, à Reuters. Ele pediu que seu sobrenome não fosse relevado para evitar o que disse serem represálias prováveis.

O governo boliviano emitiu um comunicado para explicar a detenção de imigrantes venezuelanos.

"Foi determinado que estes cidadãos não têm ocupação legal ou atividade econômica para (justificar) sua estadia no país", disse o comunicado. "Eles confessaram estar envolvidos em conspiração e participar de atividades políticas que afetam a ordem pública em troca de dinheiro", acrescentou.


Envie seu Comentário



 

Notícias

Brasil
Dourados
Esportes
Mulher
Mundo
Policial
Rural
Saúde
Shopping

Canais

Programação
Promoções
Recadinhos
Festas&eventos
Entretenimento
Horóscopo
Agenda Cultural
Fotos Flagrantes

Expediente

Sobre a Rádio
Responsabilidade Social
Nossa História
Localização
Abrangências
Política Comercial
Política de Privacidade
Termos de uso
Anuncie

Rádio e Televisão Gran Dourados
Rua Gustavo Adolfo Pavel, 935 - Vila Tonanni
Dourados - MS - CEP - 79825-901

+55 (67) 3411-1992 - Atendimento
+55 (67) 3411-1915 - Anuncie
+55 (67) 3411-1914 - Fax