História

 

O Surgimento do Rádio

O século XIX foi marcado por diversas experiências tecnológicas que resultaram no surgimento da radiodifusão. James C. Maxwell descobriu as ondas eletromagnéticas e Henrich Rudolph Hertz comprovou sua existência ao demonstrar que as ondas têm a mesma velocidade da luz. É por esta razão que as ondas de rádio também são chamadas de “ondas hertizianas” e, o “hertz” é usado como unidade de freqüência.

Em 1893, o padre e engenheiro gaúcho Roberto Landell de Moura realiza no Brasil experimentos nas transmissões de voz e sinais de rádio sem fio. Apesar de Landell ter patenteado suas invenções em 1904, é atribuída ao italiano Guglielmo Marconi a invenção do rádio, que obteve a patente em 1899 por seus testes bem sucedidos de transmissão sem fio na área de radiotelegrafia.

A nova tecnologia foi muito explorada para fins militares e se popularizou rapidamente pelo mundo. No dia 07 de setembro de 1922, foi realizada a transmissão do discurso do Presidente da República, Epitácio Pessoa, com equipamentos oriundos dos Estados Unidos, que abria a Exposição do Centenário da Independência do Brasil no Rio de Janeiro.

Já em 1923, duas estações de rádio se desenvolviam no território nacional, a Rádio Clube de Pernambuco e a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. A Roquette Pinto, sócio-fundador da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro é atribuído o título de pai do rádio brasileiro, sendo comemorado no dia do seu nascimento – 25 de setembro – o Dia Nacional da Radiodifusão.

Na década seguinte, outras emissoras como a Rádio Record (1931) e Rádio Tupi (1937), ambas em São Paulo, e Rádio Nacional (1936) no Rio de Janeiro, iniciam suas atividades e tornam-se famosas com a inclusão da publicidade e o lançamento de artistas populares.

Em Mato Grosso, a primeira emissora foi fundada no ano de 1939, em Campo Grande e chamava-se Rádio Sociedade Difusora de Campo Grande (PRI-7). Na seqüência surgiu a Rádio AM Cultura (1949) e na década de 60 a Rádio Educação Rural.

Dourados (MS) entrou na rota da radiodifusão em 1957, após homologação oficial da Rádio Clube de Dourados - ZYX 23.

Em junho de 1980 vai ao ar a primeira rádio transmissora de freqüência modulada estéreo do interior de Mato Grosso do Sul – a Rádio e Televisão Gran Dourados Ltda – ME (92,1).

Texto baseado em pesquisas de livros e artigos científicos.



 

Notícias

Brasil
Dourados
Esportes
Mulher
Mundo
Policial
Rural
Saúde
Shopping

Canais

Programação
Promoções
Recadinhos
Festas&eventos
Entretenimento
Horóscopo
Agenda Cultural
Fotos Flagrantes

Expediente

Sobre a Rádio
Responsabilidade Social
Nossa História
Localização
Abrangências
Política Comercial
Política de Privacidade
Termos de uso
Anuncie

Rádio e Televisão Gran Dourados
Rua Gustavo Adolfo Pavel, 935 - Vila Tonanni
Dourados - MS - CEP - 79825-901

+55 (67) 3411-1992 - Atendimento
+55 (67) 3411-1915 - Anuncie
+55 (67) 3411-1914 - Fax