Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
06/05/2024 14h00min - Ciência e Espaço
2 semanas atrás

Boeing Starliner: saiba como será o lançamento de astronautas para a ISS

Durante a missão , os astronautas irão realizar uma série de testes manuais para verificar a espaçonave

Boeing Starliner durante teste em 2022 (Crédito: NASA) ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Nesta segunda-feira  6 de maio, a partir das 23h (Horário de Brasília), está programado o lançamento do Boeing Starliner, marcando sua primeira missão tripulada, conhecida como Crew Flight Test, com destino à Estação Espacial Internacional (ISS). Dois astronautas da NASA embarcarão na espaçonave, como parte de um contrato de 4,2 bilhões de dólares assinado pela Boeing em 2014 para transportar astronautas à ISS. Apesar de a Boeing ter realizado dois voos de teste não tripulados anteriormente, a missão com astronautas foi adiada devido a problemas técnicos, agora resolvidos, segundo autoridades.

O lançamento ocorrerá no Cabo Canaveral, utilizando um foguete Atlas V da United Launch Alliance, com controle operacional a partir do Johnson Space Center da NASA. A espaçonave realizará duas queimas antes de se aproximar e se acoplar à ISS, com procedimentos de aborto em locais estratégicos durante o lançamento. Os astronautas realizarão testes para cenários anormais e pilotarão manualmente a espaçonave usando um rastreador de estrelas.

O acoplamento à ISS será autônomo, mas os astronautas foram treinados para assumir o controle manualmente, se necessário.

A missão de uma semana da Boeing Starliner.

As missões da Boeing Starliner irão durar cerca de 6 meses, no entanto, essa primeira terá duração de apenas oito dias.

Durante as primeiras horas da missão, ocorrerá a abertura das escotilhas, a ida para a estação e a realização de uma cerimônia de recepção. Os astronautas receberão instruções de segurança da tripulação da ISS e a missão irá se iniciar;No segundo dia, a carga que a Starliner levou será descarregada e a espaçonave terá seus equipamentos não essenciais desligados;No terceiro dia, a tripulação irá realizar um teste de emergência, onde correrão até a espaçonave e realizarão uma inicialização em caso de emergências no futuro. Dois astronautas da ISS serão “emprestados” para participar desses teste, visto que nas próximas missões a tripulação será composta por quatro pessoas;O quarto dia marcará a energização da Starliner e a verificação dos equipamentos da espaçonave, depois disso o planos da missão serão incertos, visto que depende de quanto tempo a Starliner continuará atracada;Os dias extras da missão, até o oitavo dia, serão usados para que Williams e Wilmore realizem tarefas da ISS para ajudar o restante da tripulação principal;Antes de desacoplar, ocorrerá um evento de despedida, onde os astronautas vestirão seus trajes e entrarão na espaçonave para a partida.

Após desacoplar, os astronautas viajarão de volta para a Terra e mais testes de controle manual serão realizados antes do pouso. A aterrissagem está prevista para acontecer no White Sands Missile Range, no Novo México, mas outras duas áreas reserva estarão preparadas: a Willcox Playa, a leste de Tucson, Arizona, e a Dugway Proving Ground, a oeste de Salt Lake City.

Antes de desacoplar, ocorrerá um evento de despedida, onde os astronautas vestirão seus trajes e entrarão na espaçonave para a partida.

Após desacoplar, os astronautas viajarão de volta para a Terra e mais testes de controle manual serão realizados antes do pouso. A aterrissagem está prevista para acontecer no White Sands Missile Range, no Novo México, mas outras duas áreas reserva estarão preparadas: a Willcox Playa, a leste de Tucson, Arizona, e a Dugway Proving Ground, a oeste de Salt Lake City.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.